sábado, 12 de setembro de 2015

'Dona' de festa na prisão será 1ª presa a ir para o regime diferenciado em SP



A presidiária Cândida Márcia Santana Bispo, que aparece em vídeo coordenando uma festa de detentas na Penitenciária Feminina de Sant'Anna, na Zona Norte de São Paulo, deverá ser a primeira mulher a ir para o regime disciplinar diferenciado, mais rigoroso do que os de presídios comuns, segundo o SPTV. Ela aguarda a transferência para o presídio de Presidentes Bernardes, no interior do estado. O pedido da transferência foi feito pelo Governo de São Paulo e deverá entrar na Justiça nesta sexta-feira (11).

O regime displinar diferenciado (RDD) foi criado em 2003 e é considerado a forma mais rigorosa de prisão. Os presos passam 22 horas do dia trancados em celas individuais, com portas de ferro e uma pequena janela para ventilação. Não podem ver TV nem ler jornais. Cada preso tem direito a duas horas de banho de sol, sem contato direto com outros detentos, e só podem receber duas visitas por semana.

Até hoje, o RDD era só para homens. Apenas 20 presos considerados os mais perigosos do estado são mantidos nesse sistema. Como há espaço em Presidentes Bernardes, o único de São Paulo a ter o regime, o governo transformou uma das quatro alas em RDD para mulheres.

O secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, disse ao SPTV que o estado se preparava para mandar mulheres ao RDD, especialmente as presas que mandam em outras detentas e as que até comandam crimes de dentro das prisões.

Cândida Márcia aparece comandando a festa realizada no dia 31 de agosto e divulgada em vídeo na internet. Nas imagens, é possível ver grande quantidade de um pó branco, supostamente cocaína, pronta para consumo em uma bandeja e com desenhos identificando uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídios e o aniversário de fundação dela.

A presidiária aparece nas imagens distribuindo as drogas para as detentas. Ela está presa desde 2009 e cumpre pena de 20 anos por diversos crimes, como estelionato, formação de quadrilha e tentativa de fuga.

Por causa da festa, o diretor de segurança da penitenciária foi exonerado. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a medida foi adotada assim que o órgão tomou conhecimento da gravação.

Ainda de acordo com a pasta, também foram exonerados os substitutos da penitenciária. Foi feita uma revista em todas as dependências da penitenciária e a transferência das internas identificadas nas imagens.

 
fonte:  G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário