domingo, 9 de agosto de 2015

Confusão marca saída de presos de complexo na região de Campinas

Mil seiscentos e cinquenta e um detentos receberam o induto do "Dia dos Pais" neste fim de semana no Complexo Penitênciário Campinas-Hortolândia (SP). O jornal da EPTV, afilada da TV Globo, registrou flagrantes de venda de produtos falsificados e consumo de drogas nas proximidades das unidades assim que os presos receberam o benefício de saída temporária. Os presos têm data para voltar, o dia correto é definido pela Justiça.

O benefício é dado a quem tem bom comportamento na cadeia. Dentre os flagrantes, um homem em meio as outras pessoas acendendo um cigarro de maconha. Há também vendedores de óculos, bebidas alcoólicas, cigarros e churrasquinho.

O trânsito também ficou comprometido, pessoas divindo espaços com os carros e congestionamentos. Isso acontece em um área que deveria ser de segurança.

Segundo o especialista em segurança Ruyrillo de Magalhães, deveria a administração penitenciária promover conversas com os condenados no sentido que evitassem o contato com essas pessoas que estão na porta.

"Pessoas usando drogas, vendendo produtos possivelmente falsificados, tudo isso é muito negativo a quem está buscando um retorno à sociedade. Ele vem pra uma sociedade que parece pior do que lá dentro", afirma Magalhães.

A maioria das pessoas reunidas em frente ao complexo são famílias e amigos que aguardam a saída dos presos. Os detentos saem pelos portões do fundo e cruzam a linha do trem. O trecho onde os comerciantes montam as barracas é perigoso, não tem acostamento e há muita sujeira no local.
 
Notificação do sindicato

Dois sindicatos dos agentes que trabalham nos presídios reclamam da falta de estrutura e pedem mais segurança nos dias em que os presos recebem os indultos.

De acordo com o Sindicato dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitênciários do estado (Sindesp), o número de pessoas na porta do presídio coloca em risco o sistema de segurança da unidade. E informou que vai notificar o estado sobre o ocorrido.

Segundo Antônio Pereira Ramos, presidente do Sindesp, a situação vista nas 'saidinhas' é comum. "É comum. Mas uma questão muito simples de ser resolvida, que é a própria coordenadoria mediante ofício encaminhado a Polícia Militar solicitando viaturas para determinados dias e épocas.
Principalmente nas datas específicas que já se sabe que é vulnerável a questão da segurança", afirma Ramos.

Posição dos orgãos de segurança

A Secretaria de Administração Penitenciária informou que desconhece ocorrências de venda de entorpecentes e ação de agiotas no local, mas pediu para a Polícia Militar intensificar o policiamento nas imediações das unidades prisionais.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou, por meio de nota, que as policiais atuam no combate ao tráfico de drogas e a criminalidade da região do 1º Distrito Policial de Hortolândia.

Segundo o órgão, as ações resultaram no aumento de 88% nos flagrantes de tráfico de drogas e de 29,8% nas prisões, além da queda de 17,7% nos roubos.

A Serviço Técnicos Gerais (Setec) informou que fiscaliza a ação de ambulantes e de que não foi comunica sobre a atuação de vendedores na porta do presídio.



fonte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário