quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Detento passa mal e morre após tentar fugir de presídio em Potim, SP



Um detento da Penitenciária 2 de Potim, no interior de São Paulo, morreu após tentar fugir da unidade na tarde desta segunda-feira (10). Segundo a Polícia Civil, ele foi encontrado em matagal próximo ao presídio pedindo socorro e alegou sofrer uma crise de asma. Outros dois homens também tentaram fugir do local, mas foram recapturados.

De acordo com o boletim de ocorrência, o jovem, de 26 anos, saiu da ala de progressão e foi encontrado caído em um matagal próximo à unidade. Aos agentes penitenciários, ele informou que estava passando mal e que era asmático. Ele foi socorrido a Santa Casa de Aparecida, onde faleceu.

O hospital não informou as causas da morte até às 12h. O Instituto Médico Legal (IML) de Guaratinguetá, para onde o homem deveria ser encaminhado, não confirmou o recebimento do corpo.

Os outros dois detentos que saíram em fuga da penitenciária foram encontrados perto da unidade e encaminhados para a delegacia de Aparecida. Após prestarem depoimento, eles foram reconduzidos para a P2.
 

SAP

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou, por meio de nota, que o reenducando encontrado no mato foi socorrido e encaminhado para o Pronto Socorro, onde morreu. Em pesquisa ao prontuário médico dele foi constatado que o interno fazia uso contínuo do medicamento Sabultamol Spray, indicado para asma e bronquite.

O boletim de ocorrência foi registrado e, segundo a SAP, a Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário vai apurar o fato.

A nota destaca ainda que a permanência do preso o regime semiaberto, caso do preso que morreu, se caracteriza muito mais pelo senso de auto-disciplina e auto-responsabilidade, que por mecanismos de contenção contra evasão. Os presos desse regime, além de poderem trabalhar, têm permissão judicial  para usufruírem de cinco saídas temporárias por ano, onde se dirigem para a residência de seus familiares.


 fonte: G1 Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário