domingo, 30 de junho de 2013

Expediente do dia 8 de julho é suspenso

O Governador do Estado, Geraldo Alckmin, decretou que o expediente do dia 8 de julho está suspenso devido ao feriado de lembrança a revolução constitucionalista, comemorado no dia seguinte. O decreto foi publicado no Diário Oficial do último dia 27.
 
A folga é válida apenas para as repartições públicas estaduais e todos os funcionários deverão, a partir do dia 1 de julho, compensa-la com uma hora diária. O não cumprimento da compensação em horas poderá acarretar em descontos pertinentes ou falta no serviço no dia sujeito, afirma a publicação.
 

sábado, 29 de junho de 2013

Diretor de presídio é suspeito de tentar dar celular a presos

A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) afastou anteontem do cargo o diretor-geral da Penitenciária 1 de Mirandópolis (594 km de SP), Paulo Sérgio da Silva.
Segundo funcionários do presídio, ele é suspeito de tentar repassar telefones celular a presos.
Agentes penitenciários disseram que a irregularidade aconteceu no último dia 17, quando Silva foi vistoriar uma obra em um dos raios (pavilhão) da unidade.
De acordo com agentes, Silva entrou no banheiro dos presos, em vez de usar o privativo dos funcionários, e demorou cinco minutos.
Fonte: Agora São Paulo

Diretor de penitenciária de Mirandópolis é afastado

O diretor da Penitenciária "Nestor Canoa", Paulo Sérgio da Silva, de Mirandópolis, foi substituído pela Secretaria da Administração Penitenciária. Em nota, o órgão informou que seu afastamento do comando ocorreu em razão de "problemas de gestão que vinham ocorrendo". Segundo a secretaria, o ex-diretor voltou ao seu cargo de origem, sem informar qual é. 

Questionada pela reportagem sobre denúncia de suposta irregularidade cometida pelo diretor, feita pelo Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo - unidade de Mirandópolis, a Secretaria da Administração Penitenciária afirmou que a área técnica da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste apura o caso "em caráter sigiloso, por questões legais e éticas", e que "caso haja procedência, todo o material será enviado à Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário, órgão vinculado diretamente ao Gabinete do secretário da Administração Penitenciária, para as providências administrativas pertinentes."

A reportagem tentou falar com o ex-diretor, mas ele não foi encontrado. A Penitenciária "Nestor Canoa" tem capacidade para 1.673 presos, mas até o último dia 19 estava com 2.323 detentos.
 
 
Fonte: Folga da Região

Agente penitenciário é morto em tentativa de assalto a fábrica de amendoim na zona norte de SP

Um agente penitenciário foi morto durante uma tentativa de assalto na zona norte de São Paulo. O crime aconteceu por volta das 20h desta sexta-feira (28) na avenida Mariana Caligiori Ronchetti, na Vila Nova Cachoeirinha.

A vítima, de 35 anos, foi baleada após uma tentativa de roubo a uma fábrica de amendoim. Ainda não se sabe se ele estava fazendo um bico no local ou se reagiu. Após o crime, os bandidos fugiram sem levar nada.

O agente foi socorrido por populares ao Hospital Cachoeirinha, mas não resistiu aos ferimentos. O caso será investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).


fonte: R7

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Agente penitenciário tem arma roubada nos Campos Elíseos, Ribeirão Preto - SP.

Um agente penitenciário de 31 anos teve sua arma roubada na madrugada desta quinta-feira (20), nos Campos Elíseos, em Ribeirão Preto.

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima trafegava pela Via Norte quando ao parar em um semáforo foi surpreendida por dois homens em uma moto, um deles armado, que ameaçaram o agente apontando a arma em seu rosto exigindo sua arma.

A arma roubada é uma pistola calibre 380 com 17 cartuchos.

Após o roubo, os criminosos mandaram a vítima ir embora e fugiram pela mesma via. Ninguém foi preso.


fonte: Jornal A Cidade

Morte de gato na penitenciária de Ribeirão Preto é investigada



A morte de um gato, que teria sido afogado no sábado dentro da Penitenciária de Ribeirão Preto, é investigada pela Delegacia de Defesa dos Animais e pela Corregedoria da Secretaria de Administração Penitenciária.

Segundo denúncias feitas à reportagem, o gato foi jogado em uma vasilha com água por um funcionário da unidade que ocupa um cargo de chefia. O nome dele não foi divulgado. “Ele disse que queria ver quanto tempo o gato ficava vivo dentro do balde com água. Quando os funcionários perceberam ficaram revoltados, mas o animal já estava morto”, diz um funcionário, que pediu para não ser identificado.

Segundo ele, existe a possibilidade de as câmeras de segurança da unidade terem flagrado a ação do funcionário. “Tudo aconteceu perto do pavilhão disciplinar e existem câmeras nas proximidades. É claro que podem ter apagado as imagens”, diz o servidor.

O delegado Luiz Geraldo Dias, da Delegacia da Defesa dos Animais, diz que recebeu a denúncia na manhã desta segunda-feira (17) e no início da tarde agentes penitenciários foram à delegacia sem serem convocados para depor. “Eles trouxeram um documento oficial informando que o gato foi encontrado morto e que isto pode ter sido praticado por preso ou pessoas desconhecidas”, afirma.

Os agentes também informaram que o animal foi enterrado nas proximidades da unidade em local seguro.

“Vamos abrir procedimento de inquérito e tomar depoimentos das pessoas e da equipe que estavam de plantão no dia. Vamos verificar se o gato tinha dono certo ou se era comunitário”, diz Dias.

O local tem vários animais domésticos, alguns deles são levados pelos familiares dos presos e acabam ficando pelo local, segundo funcionários.


Secretaria fará ‘apuração rigorosa’

Segundo a assessoria de imprensa da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) em 15 de junho, um gato foi encontrado morto dentro de um balde de margarina industrial, na Penitenciária de Ribeirão Preto. O Secretário da Administração Penitenciária determinou à Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário rigorosa apuração dos fatos.

A AVA (Associação Vida Animal) recebeu a denúncia anônima e orientou o denunciante a procurar formalmente a polícia.

Segundo a presidente da entidade, Cristina Dias, o papel da ONG é cobrar que o caso seja investigado.

Ela diz que a atuação vai ser semelhante a que foi feita no Jardim das Pedras onde foram encontrados oito gatos mortos. “No Jardim das Pedras o caso foi investigado e a responsável foi descoberta. Vamos verificar com o delegado o que ele vai fazer e cobrar providências”, afirma.


fonte: Jornal A Cidade


terça-feira, 18 de junho de 2013

LPTR transfere sete servidores

Transferindo
 
Nos termos do artigo 16-A, inciso I, da Lei Complementar 959/2004, acrescentado pela Lei Complementar 1060/2008, os cargos providos pelos servidores inscritos na Lista Prioritária de 
Transferência Regional, classificados nas Unidades Prisionais, conforme abaixo especificado:


PARA O CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE SERRA AZUL
Do Centro de Detenção Provisória de Franca
Fernando de Andrade Pacheco, RG 27.581.972-3, ASP I, do SQC-III-QSAP;

PARA O CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE FRANCA
Da Penitenciária “Osires Souza e Silva” de Getulina
Hugo Antonio de Souza, RG 34.467.551-8, ASP I, do SQCIII-QSAP.

PARA A PENITENCIÁRIA “TENENTE PM JOSE ALFREDO CINTRA BORIN” DE REGINÓPOLIS
Do Centro de Detenção Provisória de Serra Azul
Hugo Bissoli Camargo, RG 43.033.376-6, ASP II, do SQCIII-QSAP;

PARA O CENTRO DE PROGRESSÃO PENITENCIÁRIA “PROF NOÉ AZEVEDO” DE BAURU
Da Penitenciária “Tenente PM Jose Alfredo Cintra Borin” de Reginópolis
Davi Momesso, RG 18.032.464-0, ASP VI, do SQC-III-QSAP;
Do Centro de Detenção Provisória de Bauru
Luiz Fernando Adriano, RG 26.511.093-2, ASP IV, do SQCIII-QSAP;

Nos termos do artigo 16-A, inciso I, da Lei Complementar 959/2004, acrescentado pela Lei Complementar 1060/2008, os cargos providos pelos servidores inscritos na Lista Prioritária de 
Transferência Regional, classificados nas Unidades Prisionais, conforme abaixo especificado:

PARA O CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE BAURU
Da Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto
Maria Helena Pinto, RG 18.423.061-5, ASP I, do SQC-IIIQSAP;

PARA A PENITENCIÁRIA II DE SERRA AZUL
Do Centro de Detenção Provisória de Serra Azul
Jucelia Gonçalves Bizzi, RG 30.542.258-3, ASP IV, do SQCIII-QSAP.

Ex-agente Aly Muritiba, lançará filme sobre a vida de quem trabalha no sistema carcerário

Com A Gente, que será lançado apenas em 2014, o diretor Aly Muritiba fecha a sua "trilogia do cárcere". O longa integra a programação do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, que termina hoje. Os dois primeiros filmes do tríptico - dois curtas - foram sucessos absolutos e deram projeção a este ex-agente penitenciário baiano, radicado em Curitiba. A Fábrica participou de 100 festivais e recebeu 62 prêmios. Com O Pátio, Aly foi um dos dois únicos representantes brasileiros em Cannes, este ano.
"A realidade carcerária é muito complexa para ser abordada num único filme", diz Muritiba ao Estado. "Por isso, fiz três, sobre pontos de vista diferentes. Em A Fábrica, o da família dos presos; em O Pátio, o dos próprios detentos; e, em A Gente, o dos agentes penitenciários."
Essa temática é fruto da experiência profissional de Muritiba, que saiu do interior da Bahia, foi tentar a sorte em São Paulo, estudou História na USP e acabou vindo para Curitiba apaixonado por uma paranaense com quem está casado. Entrou na carreira de agente penitenciário por acaso. "Prestei concurso, entrei e vi que era uma profissão que me permitia estudar cinema em outro período." Trabalhou sete anos no sistema penitenciário paranaense, realizou o sonho de se tornar cineasta e pediu afastamento não remunerado para fazer seus filmes. Mas, para realizar A Gente, pediu reintegração. "Não seria possível fazer o longa sem estar no local, convivendo com meus companheiros de trabalho."
Esses colegas estiveram na primeira sessão do filme, a mesma vista pelo Estado. Riram e brincaram ao se verem na tela grande do Espaço Itaú de Cinema. Mas também se emocionaram ao rever situações tensas, como a do preso que grita e exige transferência, obviamente alterado pelo uso de drogas. Outros presos pedem analgésicos ou sedativos porque não conseguem dormir. Não há remédios. Nem médicos para atender a quase mil detentos empilhados em celas. Apenas uma assistente de enfermagem. "É um barril de pólvora, que o filme mostra com muita fidelidade", comenta o agente penitenciário Ivanney Lobo.
Sem traço de sensacionalismo, A Gente retrata sem piedade um sistema carcerário superlotado, carente de recursos e sem proposta realista de ressocialização dos detentos. Os agentes aparecem com seus nomes reais, em situações ora verídicas ora encenadas. O "ator" principal é Jefferson Walkiu que, na vida civil, é também pastor protestante. Era, na ocasião, chefe de inspetoria da equipe Alfa num presídio de São José dos Pinhais. O filme, na fronteira entre o documentário e a ficção, deve ser uma bomba quando lançado.
Fonte: Estadão